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Tendências e Inovações que vieram para ficar no Mercado Imobiliário

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O mercado imobiliário tem passado por mudanças significativas ao longo dos anos.

A pandemia de coronavírus afetou o mercado imobiliário de diferentes maneiras, devido às diversas alterações no comportamento social.

Esse é um importante mercado, que considera as flutuações dos demais setores para o seu melhor desempenho.

Sendo assim, é importante estar atento às mudanças e na chegada de tendências e inovações.

Neste blog, conversaremos sobre essas tendências que causaram um grande impacto no mercado imobiliário. Entenderemos como elas estão se destacando e tornando o setor mais promissor!

O mercado imobiliário

Com certeza o mercado imobiliário é um dos setores mais tradicionais e importantes globalmente.

Seu impacto econômico é relevante para inúmeros países e aqui no Brasil, segue um ciclo dividido em quatro fases: expansão, excesso de oferta, recessão e recuperação.

Atualmente, nosso país se encontra na fase de recuperação, após passar por uma crise no setor entre 2016 e 2017.

Apesar da variação notada no final de 2022, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o mercado brasileiro segue avançando no setor.

O mesmo levantamento mostra um crescimento de 7,9% de unidades residenciais lançadas em relação ao último trimestre de 2022, número esse que representa 80.198 unidades.

Sendo assim, apesar das flutuações e crises que ele enfrenta, o mercado imobiliário segue importante no impacto econômico em nosso país.

A tecnologia é um fator positivo e proeminente na atualização do setor imobiliário.

Com a chegada de novas tendências, a inovação permitiu a adaptação, como no caso citado da pandemia, que modificou a forma como consumimos e produzimos.

Portanto, compreender essas tendências para adotá-las em seu negócio pode ser essencial para esse sucesso.

A seguir, destacaremos algumas das mais interessantes para você!

Tendências do mercado imobiliário

As inovações e tendências observadas, buscam proporcionar uma facilitação do trabalho no setor, com novas formas de divulgação, plataformas mais inteligentes e mais opções de crédito.

Diferentes formas de divulgação

Uma das mudanças mais significativas ocorreu na forma como as agências e corretores imobiliários se comunicam e anunciam.

Anteriormente, a publicidade era colocada principalmente em jornais e listas telefônicas.

Porém, hoje, com o surgimento da Internet e das redes sociais, essas empresas se adaptaram a essas plataformas.

Isto levou à profissionalização dos serviços virtuais e à adaptação da publicidade dirigida a estas redes para incorporar meios de comunicação e recursos interativos anteriormente não utilizados.

Desburocratização dos processos

Não muito tempo atrás, a compra ou venda de imóveis envolvia procedimentos burocráticos que demandavam horas e idas frequentes a cartórios. No entanto, a chegada de plataformas virtuais mudou esse cenário.

Embora essa tecnologia já estivesse disponível, a pandemia acelerou sua adoção, tornando tendência a assinatura digital de documentos.

Isso aconteceu porque os cartórios tiveram que se adaptar às medidas de isolamento social para evitar perdas de faturamento.

Sendo assim, a desburocratização dos processos de compra, bem como a aceleração da “papelada”, torna-se mais ágil, dando menos dor de cabeça para imobiliárias e para seus clientes.

Mais opções de crédito

As concessões de crédito são uma necessidade do momento, dada a reestruturação financeira que o nosso país atravessa.

Por isso, surgiram novos métodos de pagamento para se adaptarem às características dos consumidores atuais.

Portanto, a redução dos juros do financiamento em função da redução da taxa Selic representa a transformação digital que facilita esse processo.

É importante destacar algumas das novas opções de crédito disponíveis no mercado, e que foram anunciadas pela Caixa Econômica Federal:

  • A taxa mínima de juros caiu de 6,5% + TR (taxa referencial, agora zero) para 6,25% + TR, e a taxa máxima de juros caiu de 8,5% + TR para 8% + TR;
  • Os clientes com contrato de financiamento poderão pagar 50% das mensalidades por três meses, ou 50% a 75% das mensalidades por até seis meses, dependendo do perfil;
  • Um período de carência de seis meses para começar a efetuar os pagamentos do financiamento de sua nova casa.

Esse movimento em direção a uma redução das taxas de juros pode ser notado nas demais instituições financeiras, que começam a adotar esse modelo de negócios, facilitando o processo de compra.

Plataformas responsivas e tecnológicas

O desenvolvimento de plataformas que facilitam a procura e obtenção de imóveis representa uma inovação no mercado imobiliário.

A junção de informações importantes com um bom quadro de planejamento e CRM (gestão de relacionamento do cliente) são pontos fundamentais, que tornam uma plataforma muito mais responsiva, fácil e rápida. 

Portanto, é necessário investir em uma plataforma ágil e de fácil utilização, que facilite o processo de busca e forneça informações claras e detalhadas sobre todas as etapas de captação de recursos.

Conheça a plataforma da Fisgar

Essas são algumas das tendências que se destacam no mercado imobiliário. Adotá-las ao seu negócio, poderá ser fundamental para alcançar e captar novos imóveis e clientes.

A Fisgar Imóveis é uma plataforma completa, que oferece vantagens para você expandir a sua cartela de clientes através da captação dos melhores imóveis.

Entre essas vantagens, destacamos a busca ilimitada de imóveis com CRM integrado, avaliação inteligente desses imóveis e o CRM aliado ao modelo Kanban para uma melhor organização e planejamento das suas captações.

Se você quer conhecer mais do nosso trabalho e da nossa plataforma, entre em contato conosco que um de nossos especialistas estará à sua disposição para sanar as suas dúvidas!

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