O mercado imobiliário tem passado por mudanças significativas ao longo dos anos.
A pandemia de coronavírus afetou o mercado imobiliário de diferentes maneiras, devido às diversas alterações no comportamento social.
Esse é um importante mercado, que considera as flutuações dos demais setores para o seu melhor desempenho.
Sendo assim, é importante estar atento às mudanças e na chegada de tendências e inovações.
Neste blog, conversaremos sobre essas tendências que causaram um grande impacto no mercado imobiliário. Entenderemos como elas estão se destacando e tornando o setor mais promissor!
O mercado imobiliário
Com certeza o mercado imobiliário é um dos setores mais tradicionais e importantes globalmente.
Seu impacto econômico é relevante para inúmeros países e aqui no Brasil, segue um ciclo dividido em quatro fases: expansão, excesso de oferta, recessão e recuperação.
Atualmente, nosso país se encontra na fase de recuperação, após passar por uma crise no setor entre 2016 e 2017.
Apesar da variação notada no final de 2022, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o mercado brasileiro segue avançando no setor.
O mesmo levantamento mostra um crescimento de 7,9% de unidades residenciais lançadas em relação ao último trimestre de 2022, número esse que representa 80.198 unidades.
Sendo assim, apesar das flutuações e crises que ele enfrenta, o mercado imobiliário segue importante no impacto econômico em nosso país.
A tecnologia é um fator positivo e proeminente na atualização do setor imobiliário.
Com a chegada de novas tendências, a inovação permitiu a adaptação, como no caso citado da pandemia, que modificou a forma como consumimos e produzimos.
Portanto, compreender essas tendências para adotá-las em seu negócio pode ser essencial para esse sucesso.
A seguir, destacaremos algumas das mais interessantes para você!
Tendências do mercado imobiliário
As inovações e tendências observadas, buscam proporcionar uma facilitação do trabalho no setor, com novas formas de divulgação, plataformas mais inteligentes e mais opções de crédito.
Diferentes formas de divulgação
Uma das mudanças mais significativas ocorreu na forma como as agências e corretores imobiliários se comunicam e anunciam.
Anteriormente, a publicidade era colocada principalmente em jornais e listas telefônicas.
Porém, hoje, com o surgimento da Internet e das redes sociais, essas empresas se adaptaram a essas plataformas.
Isto levou à profissionalização dos serviços virtuais e à adaptação da publicidade dirigida a estas redes para incorporar meios de comunicação e recursos interativos anteriormente não utilizados.
Desburocratização dos processos
Não muito tempo atrás, a compra ou venda de imóveis envolvia procedimentos burocráticos que demandavam horas e idas frequentes a cartórios. No entanto, a chegada de plataformas virtuais mudou esse cenário.
Embora essa tecnologia já estivesse disponível, a pandemia acelerou sua adoção, tornando tendência a assinatura digital de documentos.
Isso aconteceu porque os cartórios tiveram que se adaptar às medidas de isolamento social para evitar perdas de faturamento.
Sendo assim, a desburocratização dos processos de compra, bem como a aceleração da “papelada”, torna-se mais ágil, dando menos dor de cabeça para imobiliárias e para seus clientes.
Mais opções de crédito
As concessões de crédito são uma necessidade do momento, dada a reestruturação financeira que o nosso país atravessa.
Por isso, surgiram novos métodos de pagamento para se adaptarem às características dos consumidores atuais.
Portanto, a redução dos juros do financiamento em função da redução da taxa Selic representa a transformação digital que facilita esse processo.
É importante destacar algumas das novas opções de crédito disponíveis no mercado, e que foram anunciadas pela Caixa Econômica Federal:
- A taxa mínima de juros caiu de 6,5% + TR (taxa referencial, agora zero) para 6,25% + TR, e a taxa máxima de juros caiu de 8,5% + TR para 8% + TR;
- Os clientes com contrato de financiamento poderão pagar 50% das mensalidades por três meses, ou 50% a 75% das mensalidades por até seis meses, dependendo do perfil;
- Um período de carência de seis meses para começar a efetuar os pagamentos do financiamento de sua nova casa.
Esse movimento em direção a uma redução das taxas de juros pode ser notado nas demais instituições financeiras, que começam a adotar esse modelo de negócios, facilitando o processo de compra.
Plataformas responsivas e tecnológicas
O desenvolvimento de plataformas que facilitam a procura e obtenção de imóveis representa uma inovação no mercado imobiliário.
A junção de informações importantes com um bom quadro de planejamento e CRM (gestão de relacionamento do cliente) são pontos fundamentais, que tornam uma plataforma muito mais responsiva, fácil e rápida.
Portanto, é necessário investir em uma plataforma ágil e de fácil utilização, que facilite o processo de busca e forneça informações claras e detalhadas sobre todas as etapas de captação de recursos.
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Essas são algumas das tendências que se destacam no mercado imobiliário. Adotá-las ao seu negócio, poderá ser fundamental para alcançar e captar novos imóveis e clientes.
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