Os dados são quem dão as cartas no mercado atual. As tomadas de decisões tem tornado a análise de dados cada vez mais importantes para líderes, que buscam se tornar mais assertivos no dia a dia.
Neste cenário, saber quais são métricas acompanhar, como interpretá-las e contar com boas ferramentas para te ajudar nesse processo, pode ser o ponto crucial que vai derrubar a barreira do sucesso para o seu negócio.
Neste artigo, você vai entender a importância da mensuração de resultados e descobrir quais ferramentas vão te auxiliar nessa jornada.
Boa leitura!
Por que metrificar os resultados da sua imobiliária?
Analisar os dados da sua imobiliária permite que as decisões sejam tomadas de forma estratégica.
Os principais benefícios são:
Tomada de decisões assertiva: com base em dados concretos, você identifica pontos fortes e fracos, otimiza campanhas e toma decisões estratégicas com total segurança;
Retorno sobre investimento (ROI): é possível medir o impacto das ações e identificar quais geram maior retorno financeiro;
Competitividade: manter-se à frente da concorrência através da interpretação do comportamento do seu consumidor, adaptando-se as tendências e necessidades do público-alvo;
Através dessas análises, é possível ter uma visão 360º do seu negócio, fazendo o monitoramento de indicadores, identificando gargalos e otimizando processos.
Tudo isso vai possibilitar o crescimento saudável do seu negócio.
É importante que você também trace metas realistas, que possam ter seu progresso acompanhado de forma mensurável.
Mas agora que você entendeu a importância da análise de dados e da metrificação de resultados, o que deve ser medido?
Métricas essenciais para o sucesso de uma imobiliária
Saber quais métricas acompanhar e como interpretá-las te coloca no controle das decisões.
Por isso, logo abaixo você vai conferir quais as principais métricas para a sua imobiliária:
Leads:
Meça a efetividade de suas ações de marketing, identificando os canais mais promissores de geração de leads.
Dentro desse escopo você também precisa conferir o Custo por Lead (CPL) e a taxa de conversão de leads.
Vendas:
Número de imóveis vendidos através do acompanhamento do volume de vendas para identificar períodos de alta e baixa.
O Ticket médio também é importante para medir a lucratividade por venda e a performance em diferentes categorias de imóveis. Posteriormente, também calcule o tempo médio de venda para otimizar essa ação.
Clientes:
Aqui você precisa ficar atento aos números de:
- Taxa de Retenção de Clientes;
- Satisfação do Cliente;
Operações:
Monitorar cuidadosamente os custos operacionais é essencial para identificar oportunidades de otimização e maximizar a lucratividade.
Além disso, é fundamental analisar a rentabilidade de diferentes tipos de imóveis, permitindo investimentos mais assertivos.
Por fim, avaliar a produtividade da equipe, tanto individual quanto em conjunto, possibilita a identificação de gargalos e a promoção do desenvolvimento profissional, elevando o desempenho geral do empreendimento.
Ferramentas para metrificar resultados
Abaixo você confere as melhores ferramentas para metrificar os resultados da sua imobiliária, divididas em categorias distintas.
Softwares de gestão imobiliária
Automatizar tarefas e construir relatórios personalizados de imóveis vão aumentar o desempenho da sua imobiliária.
Na Fisgar você conta com tudo isso, e ainda utiliza a plataforma para realizar captações de forma muito mais ágil que da forma convencional.
Business Intelligence
O mais conhecido deles, que carrega o próprio nome é o Power BI da Microsoft. É uma ferramenta poderosa para análise de dados, com recursos para criar dashboards interativos, relatórios personalizados e modelos pré-construídos para o mercado imobiliário.
Marketing Digital
Ferramentas de Marketing Digital são ideias para acompanhar o desempenho de suas campanhas online, monitore leads e otimize suas estratégias de marketing.
Busque utilizar:
- Google Analytics;
- Meta Ads;
- RD Station Marketing.
Pesquisas de Mercado
Obtenha insights sobre o comportamento do consumidor, tendências do mercado e oportunidades de negócio.
As recomendações são:
- Fipezap;
- Sebrae;
- IBGE.
Se conhece outras ferramentas, avalie as funcionalidades de cada uma delas, compare preços e faça testes gratuitos antes de tomar uma decisão.
Conclusão
A metrificação de resultados é a chave para o sucesso sustentável da sua imobiliária.
Ao acompanhar as métricas certas e utilizar as ferramentas adequadas, você terá uma visão completa do seu negócio, poderá tomar decisões estratégicas assertivas e impulsionar o crescimento da sua empresa para novos patamares.
Comece hoje mesmo a implementar a cultura da mensuração em sua imobiliária!
Domine os dados, conquiste o mercado e construa um futuro de sucesso e prosperidade.